Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Avanço e recuo do mar mudam o contorno do litoral brasileiro.

O programa da rede globo Fantástico fez uma reportagem em todo o litoral do País para retratar "Avanço e recuo do mar mudam o contorno do litoral brasileiro"

E como já é de praxe, Atafona não poderia ficar de fora dessa.

no norte do Rio de Janeiro, em 1957, um bairro que ficava à beira do mar. O problema é que de lá pra cá, a beira virou o fundo do mar: 450 casas foram engolidas pela água.

arquivo fantastico
“Sabe onde estão as casas comidas? Estão lá onde o sol nasce”, mostra Nelide Moreira, moradora de Atafona.
A sanjoanense Nelite Moreira dando seu relato. Arquivo Fantastico

assistam o vídeo no link abaixo.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1616193-15605,00-AVANCO+E+RECUO+DO+MAR+MUDAM+O+CONTORNO+DO+LITORAL+BRASILEIRO.html

domingo, 29 de agosto de 2010

Atafona! Belissimo lugar...

Atafona é um distrito do município de São João da Barra, que faz parte da Região Norte Fluminense, quase fronteira com o Estado do Espírito Santo.Trata-se de um aldeia e porto de pescadores que, nas últimas décadas, tornou-se um balneário para veranistas, provenientes sobretudo da vizinha cidade de Campos dos Goytacazes.Atafona representa ainda o ponto em que o rio Paraíba do Sul, que passa pelos três Estados mais populosos e industriais do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) encontra o Oceano Atlântico.

Desde os anos 70, as águas do mar vêm invadindo trechos de praia mais próximos à foz do rio, engolindo casas e ruas. A praia do Pontal apresenta  uma porção residual do que já foi uma extensa faixa de terra que se avizinhava da região da foz. De acordo com a hipótese levantada pelo professor Mauro Sérgio Argento, do Departamento de Geociências, da UFRJ, a destruição do Pontal ocorre “por efeito dos movimentos da massa sub-aquáticos, com desmoronamento regressivo abaixo da superfície” provocado pela dinâmica das correntes marinhas e incidência de ventos, formando locais de grande turbulência na embocadura, resultando em forte ação erosiva
Sfoto: Francisco Neves
foto: Francisco Neves
foto: Francisco Neves
foto: Francisco Neves
foto: Francisco Neves
foto: Francisco Neves
foto: Djhonatan Neves
foto: Djhonatan Neves


Atualmente o mar vem recuando parte do seu avanço, a população não sabe por que ele esta recuando, estudos estão sendo realizados, mais a população não se contenta com termos cientificos e sim nos contos  de que o mar so queria levar o antigo predio de julinho e agora ele volta  por que ja fez o que queria.

Atafona apresenta uma rede de pousadas e restaurantes, estes últimos especializados em frutos do mar. As principais áreas de lazer da localidade estão junto à restinga da praia, já na saída para a praia de Chapéu do Sol, e em frente ao rio Paraíba do Sul, que forma ilhas naturais ainda pouco desenvolvidas.

O fantastico mundo de atafona!



Neste domingo (29) você vai ver uma reportagem especial que constata mudanças no mapa do Brasil por conta de alterações no nível do mar. O Fantástico percorreu a costa brasileira e vai mostrar praias onde o mar recuou e outras, onde engoliu tudo o que tinha pela frente.
A jornalista Mariana Ferrão da equipe do Fantástico produziu uma reportagem especial que constata mudanças no mapa do Brasil por conta de alterações no nível do mar. Assim, é que o programa dominical da TV Globo, Fantástico esteve em São João da Barra, para descrever o fenômeno do avanço do mar naquele balneário. A matéria porém, apresentará diversos outros exemplos de alteração da orla marítima por toda a costa brasileira, mostrando praias onde o mar recuou e outras, onde engoliu tudo o que tinha pela frente. 
Recuo do mar de Atafona. Foto: Francisco Neves
ruinas de Atafona. Foto: Francisco Neves
ruinas de  Atafona. Foto: Francisco Neves
avanço do mar de atafona. Foto: Francisco Neves
resultado do avanço do mar.Foto: Francisco Neves


Nós sanjoanenses esperamos que a TV Globo, não se limite apenas a mostrar o avanço e o recuo do mar, que deixaram de ser novidade para a gente, mas que reporte a localização do mar quando o planeta iniciou sua formação para entendimento da história e fale também dos seus segredos, suas lendas que aflora na gente um sentimento surreal.

sábado, 28 de agosto de 2010

Que tal passar uns dias em um hotel-iglu?

Se você pretende passar um tempo descansando, longe do barulho das grandes cidades ou de atrações turísticas, saiba que há hotéis para aqueles que querem se isolar do mundo. Nesse estilo, é possível encontrar estabelecimentos como o hotel-iglu, outro que funciona no alto de um guindaste portuário e até aqueles que oferecem suítes embaixo da água. Tem para todos os gostos.

Calma, você não vai congelar. São iglus modernos e com uma boa proteção antitérmica, que permite que o frio não seja sentido. E ainda bem que é assim. Afinal, o Whitepod Resort está localizado nos Alpes Suíços, a 1500 metros do nível do mar.

Whitepod Resort


Whitepod Resort
Whitepod Resort

Por lá, nem eletricidade existe, é tudo à vela e à lenha. No total, são 15 iglus, com a opção de um alojamento mais tradicional. Com 40 metros quadrados, eles prometem algum conforto. Durante o dia, o Hotel oferece as mais diversas atrações na neve, como pistas exclusivas de esqui.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nas mãos de Jaime Lerner.

O grande arquiteto Jaime Lerner foi contrato por Eike Batista para planejar a "Cidade X" que será erguida em São João da Barra. Jaime Lerner é arquiteto, já foi por duas vezes prefeito de Curitiba e dua vezes governador do Paraná, foi o responsável por tornar Curitiba uma Capital verde e ganhou o prêmio máximo do meio ambiente pela ONU.


Arquivo: fabio Campana

 
Na década de 90 planejou a urbanização de Curitiba que hoje tem um sistema de transporte impecável, sua ideias partem do princípio da sustentabilidade que integra moradia, trabalho e lazer, todos juntos. Lener é concorrido entre vários prefeitos de outros países por ser referência em Planejamento Urbano, em Angola o arquiteto pretende revitalizar a Orla Marítima resolvendo o problema do lixo e do sistema viário.

Lerner frisa que reciclar e procurar novas formas de energia não é o bastante, segundo o arquiteto 75% das emissões de carbono se originam na cidade e a concepção planejada de uma cidade é fundamental para a redução dessas emissões, ressaltando tais pontos:



1 – Usar menos o carro
2 – Separar o lixo
3 – Morar mais perto do trabalho ou trazer o trabalho para mais perto
4 – Entender que sustentabilidade é a equação do que se poupa entre aquilo que se desperdiça


A Cidade X, em São João da Barra abrigará 250 mil pessoas em função do grande número de pessoas que virá para o município devido ao Complexo Portuário do Açu, que devem começar a operar em 2012.  


Realidade proxima.

A ponte João Figueiredo que liga São João da Barra ao município de São Francisco do Itabapoana vai ser uma realidade próxima.


A ponte teve suas obras paralisadas já com os pilares construídos na década de 70. Nessa época São Francisco do Itabapoana ainda pertencia a São João da Barra, sendo desmembrado em 1995, surgiu o novo município.
Estudos feitos pela Prefeitura Municipal de São João da Barra mostram que a ponte ainda está em boas condições estruturais, podendo receber o tabuleiro.
A ponte ligando os municípios poderá ser o caminho para a geração de empregos em São Francisco do Itabapoana com a construção do Porto do Açu.
ponte João Figueiredo. arquivo: bloco siri praieiro

ponte João Figueiredo. arquivo: bloco siri praieiro


ponte João Figueiredo.foto: Djhonatan Neves
ponte João Figueiredo.foto: Djhonatan Neves

SUSTENTABILIDADE CONCRETA!

Eu amante da paisagem que se forma no fim de tarde no cais do imperador junto com a minha namorada observando todo aquele espetáculo da natureza, quando tomei um susto ao me deparar com algo jamais visto infiltrada naquela linda paisagem, fitei assustado aquela enorme incógnita.


Discutindo com minha namorada, o que seria aquilo, algo de outro planeta?
E ainda para completar estava sem meus óculos de grau, quando ela falou:
- É uma estrutura? Um cata-vento? Não, é uma torre de energia eólica!!!

torres de energia eolicas vista do cais no imperador, São João da Barra. fotos: Djhonatan Neves



Tentando estender toda essa situação, em um primeiro momento fiquei “azul de raiva”, não queria acreditar no que estava vendo, aquele “trambolho” invadiu um dos pontos turísticos mais fantásticos que já tinha visto.

Dias depois já com um certo entendimento sobre o assunto consegui entender aquela situação com um outro olhar, percebi que não era apenas uma torre de concreto dando contraste com o verde da natureza e sim uma grande iniciativa, uma sustentabilidade!
Essa palavrinha que tanto ouvimos falar na atualidade e que tem um grande significado mais que ninguém sabe ao certo o que é? Pra que serve?


É, na verdade, pra mim sempre falta algo a explicar, só sei que todos falam que com essa atitude, com essa visão sustentável o planeta vai “melhorar”, mais o que não entendo é o fato de todos falarem em sustentabilidade pra cá, sustentabilidade pra lá, mais ninguém age, ninguém toma a iniciativa, ninguém coloca em pratica!


E esse foi o contraste de humor que sentir quando entendi o que aquelas torres de energia eólica significavam, vi todo esse pensamento sair da teoria e vi a resposta na pratica.
Vamos para de falar em como o planeta vai ficar se a nossa atitude fosse sustentável, e sim, vamos colocar em pratica toda essa teoria. O nosso planeta não pode esperar muito.

parque das torres eolicas em Gargau-São Francisco de Itabapuana. Fotos: Djhonatan Neves
parque das torres eolicas em Gargau-São Francisco de Itabapuana. Fotos: Djhonatan Neves
parque das torres eolicas em Gargau-São Francisco de Itabapuana. Fotos: Djhonatan Neves

parque das torres eolicas em Gargau-São Francisco de Itabapuana. Fotos: Djhonatan Neves

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mais uma do tema NATUREZA ENVOLVENTE.

Sou suspeito em falar sempre dessas paisagens que são vista da minha cidade, sempre vou colocar fotos da minha autoria de paisagens da minha cidade, não para glorifica-la e falar que é o lugar mais belo do planeta, mais sim, para deixar sempre em destaque a natureza por que ela sim, ela prova que existe um Deus vivo, um Deus perfeito, que basta somente olha-la para sentir sua presença.

                                      

Imagens do crepúsculo e de uma espécie de borboleta, abas tiradas na PRAINHA DE RAMOS que vem sofrendo a décadas com a retirada de areia do rio Paraíba do sul e sendo utilizada na construção civil. FOTO: Djhonatan Neves



Venho em intermédio dessas fotos e dessas pequenas frases para deixar meu apelo, não destrua a natureza por que você esta acabando com a força divina e conseqüentemente acabando com você mesmo.



Tenham uma excelente tarde.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NATUREZA ENVOLVENTE.

O belissimo crepúsculo de São João da Barra. foto Djhonatan Neves

   Não existiria tema melhor para falar nessa primeira postagem,


Só essa imagem já diz tudo, esse é o lindíssimo crepúsculo da minha cidade, o mais bonito que eu já presenciei.

Quem o conhece sabe da fantástica paisagem que se forma nos fim de cada tarde.

Quando penso nos melhores momentos da minha vida com certeza essa imagem sempre vem na minha cabeça. Esse lugar parece mágico, se eu tivesse triste ficava alegre, se estava desanimado instantaneamente me animava, se o dia tava monótono rapidamente tudo se modificava, essa natureza me envolve de tal forma que fico perplexo em observá-la.

Obrigado Deus por me proporcionar momentos tão marcantes ao lado de pessoas queridas e de grandes paisagens.

Tenham um Ótimo final de dia.