Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fabrica de carro elétrico em São João da Barra!

O empresário Eike Batista, controlador do Grupo EBX, disse nesta quarta-feira (15) que pretende fabricar carros elétricos no Brasil. Para tanto, cogita investir cerca de US$ 1 bilhão em um módulo na área do Porto do Açu, na cicade de São João da Barra-RJ, para construir até 100 mil automóveis por ano, sendo a metade movida a energia elétrica. A produção começaria em quatro anos, disse Eike durante o Rio Oil & Gas, conferência sobre petróleo e gás, no Rio de Janeiro.
"O carro elétrico é irreversível", afirmou, ao ser questionado sobre os altos custos e aos desafios tecnológicos dos automóveis movidos a energia elétrica. O empresário quer contar com o apoio de companhias japonesas ou europeias para o projeto, pela experiência na produção de tecnologia automotiva e de baterias.
Batista não descarta contar com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 'Por que não puxar o BNDES [para o projeto]? O BNDES financia a Mercedes e a Volkswagen, por que não [financiar] uma empresa nacional?', questionou.
Segundo o executivo, a construção da fábrica no Porto do Açu, situado em São João da Barra, no norte do RJ, permitiria uma economia de US$ 200 por automóvel graças às sinergias existentes para importação e exportação de peças e unidades, oferta de energia e fornecimento de aço, uma vez que duas siderúrgicas já se comprometeram a se instalar na área.


"Em dez anos, a produção nacional de veículos deverá saltar para 8 milhões de unidades por ano. Tem espaço para gente nova", afirmou Batista, que ainda não escolheu o nome da nova companhia.